VINHAS


Alentejo, 18 de Novembro de 1887, mais precisamente na aldeia de Casa Branca, concelho de Sousel — são adquiridas as terras Monte do Moinho, em que serão plantadas as primeiras vinhas, um legado do Tio-Trisavô José Rovisco de Mendonça.
Monte do Moinho, Carta de Foral lavrada pelo Rei de Portugal
Em 1898, ergue-se a nova casa de família, para que se possa acompanhar de perto a evolução da vinha e dos vinhos, casa essa que, mais de cento e vinte anos depois, ainda acolhe os seus familiares e hóspedes tão confortavelmente. 
Projecto Casa Domus Alba XXI 
Em 1914, é construída a nova adega pelo Bisavô José Martinho Rovisco Pais, hoje, centenária, recuperada e ampliada, e que prossegue com a produção dos apreciados vinhos da família.
Vinha Courela do Pardieiro - Alicante Bouschet, Trincadeira, Aragonês e Castelão
 
Os seus originais lagares de pedra, com mais de cem anos, continuam a ser usados para a fermentação. As uvas, colhidas integralmente à mão para caixas de catorze quilos, são processadas à noite, pela fresca.
Usam-se os métodos tradicionais de vinificação, como a remontagem manual do mosto ou o uso de prensa manual. A fermentação alcoólica é feita com temperatura controlada.

Casta Alicante Bouschet

A nobre casta Alicante Bouschet é a eleita dos vinhos tintos. Plantada no Alentejo pela primeira vez por volta de 1900, pela vizinha Herdade do Mouchão, produz aqui experiências magníficas com a Cabernet Sauvignon, proveniente de vinhas com vinte anos, dando origem aos vinhos de Reserva. Completam o lote as castas tintas Trincadeira, Aragonês e Castelão, de uvas originárias de vinhas mais jovens.

Vinha Tapada da Eira - Alicante Bouschet, Aragonês e Verdelho

Em 2017, foram adicionados à área plantada cinco hectares de vinha nova. Nos brancos, é rainha a casta Antão Vaz, juntamente com Roupeiro e Arinto, tendo sido aqui introduzida a casta Verdelho, trazendo uma maior frescura e acidez natural.
Vinha Monte do Moinho - Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Aragonês, Antão Vaz, Roupeiro e Arinto
Vindima 2019, nascer do Sol, 7h31

Language
Portuguese (portugal)
Open drop down